Quem somos

O primeiro Festival de Tecnologia Popular é um esforço conjunto de um colectivo e uma associação:

ODET – Oficina de Democracia e Ecologia Tecnológica da União Setubalense: sonhada desde o Verão de 2023, as primeiras actividades surgem um ano depois. É um colectivo informal de pessoas que pretendem aprender e partilhar com a comunidade geral conhecimento teórico e prático sobre direitos digitais, independência da internet, reparação de dispositivos e as intersecções da tecnologia com a democracia e a ecologia, utilizando para isso o espaço de uma colectividade centenária, no centro da cidade de Setúbal e em constante renovação.

CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral: associação, sem fins lucrativos, criada em maio de 1974. Nasceu da luta pela liberdade e pela justiça durante o Estado Novo, produzindo e distribuindo informação clandestina contra a guerra colonial. A solidariedade, a justiça económico-social e a educação são linhas transversais da sua atuação, em particular, e na atualidade, através de atividades de cooperação, de educação para o desenvolvimento e para a cidadania global, da dinamização de uma loja associativa de comércio justo e da disponibilização de um centro de documentação. Procura, assim, mobilizar cidadãs e cidadãos, questionar os modelos dominantes de desenvolvimento e de economia, e promover alternativas ligadas à Economia Solidária e à Soberania Alimentar.

Esta edição tem o apoio do Instituto Camões.

Queremos deixar um agradecimento do coração às camaradas da Faísca Voadora, do Festroia e do Teatro Estúdio Fontenova, à direcção da União Setubalense e às sócias e amigas que, não estando na ODET, quiseram voluntariar o seu tempo para ajudar-nos a pôr o Festival de pé. ❤